Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008

Nativos e Imigrantes Digitais

Para a elaboração da 2.ª ficha de leitura escolhi o texto cuja referência bibliográfica é a seguinte: Prensky, M. (2001). “Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon. NCB University Press, No. 5, Vol. 9. Apresento agora uma versão um pouco abreviada da minha 2.ª ficha de leitura:
Nos finais do século XX, ocorreram diversas mudanças que contribuíram para que o sistema de ensino deixasse de ser o mais adequado. Estas mudanças não ocorreram só a nível do vestuário ou do “calão” utilizados pelos estudantes mas também a um nível das mentalidades após a rápida chegada e difusão da tecnologia digital.
Hoje em dia, os estudantes não “sobrevivem” sem utilizar diariamente câmaras de vídeo, telemóveis e computadores. Assim, “(…) today’s students think and process information fundamentally differently from their predecessors.” (Prensky, 2001, p.1). Neste sentido, Prensky considera que o mundo está dividido entre os Nativos Digitais e Imigrantes Digitais. Os primeiros são todos aqueles que nasceram na era da tecnologia e da informação, enquanto os últimos são todos os que nasceram num período anterior a esta “revolução”. Prensky salienta ainda que apesar de muitos Imigrantes se sentirem fascinados pelas novas tecnologias e, consequentemente, se adaptarem a algumas ou a todas elas, nunca pensarão nem agirão verdadeiramente como os Nativos. Visto serem os professores (Imigrantes Digitais) que ensinam os alunos (Nativos Digitais), as preocupações do autor voltam-se para a sala de aula e, assim, destaca a importância das diferenças existentes entre os Nativos Digitais e os Imigrantes Digitais nesse contexto.
O autor afirma que os estudantes estão habituados a receber informação de forma rápida e que estes preferem realizar várias actividades ao mesmo tempo. Todavia, para os professores Imigrantes Digitais, o processo de ensino e aprendizagem não pode, nem deve, ser feito de forma divertida, caso contrário os alunos não aprendem. Ora, este facto leva precisamente o autor a afirmar que o “erro” destes professores Imigrantes é considerarem que os métodos através dos quais eles aprenderam são igualmente aplicáveis aos alunos dos nossos dias. Prensky é da opinião de que alguém tem de mudar e o mais natural é serem os Imigrantes. Assim, devem alterar as suas metodologias e, no caso da Matemática, já não coloca em questão o uso ou não da calculadora ou do computador, mas sim a maneira como estes podem explorar tais recursos na sala de aula para cativarem os alunos.
Na minha opinião, penso que Prensky, neste texto, se centrou numa das principais problemáticas do sistema educativo actual: as diferenças de mentalidades entre professores e alunos.
Os tempos realmente mudaram e, como diz o ditado popular, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Por este motivo, estou plenamente de acordo com Prensky quando afirma que é necessário alterarem-se as metodologias/estratégias de ensino. Assim, cabe ao professor analisar regularmente as suas práticas para que, quando necessário, as ajuste de acordo com as necessidades, ou seja, com as formas de pensar e de aprender, dos alunos de hoje.
É sabido que as novas tecnologias estão ao alcance de praticamente todos os alunos e que estas são utilizadas por eles quotidianamente. Deste modo, os professores que são Imigrantes Digitais, devem consciencializar-se de que têm de saber lidar com as diferenças causadas pelas inovações tecnológicas e, em vez de se recusarem a inovar, devem encontrar formas eficientes para que os alunos se interessem cada vez mais pelos conteúdos abordados nas aulas. Considero que este seja, então, o maior dos desafios colocados aos professores.
Para finalizar, no que diz respeito à Matemática, são imensas as ferramentas que os professores e futuros professores podem vir a utilizar para dinamizarem as suas aulas. O importante é, para além de terem alguma formação prévia, terem vontade de aprender
publicado por mariana às 21:20

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