Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

Do quadro preto ao interactivo

Ontem tivemos uma aula fora do comum mas diga-se muito interessante… A professora convidou o Dr. Paulo Moreira para nos falar um pouco sobre quadros interactivos. Tivemos assim a oportunidade de ver e utilizar, algumas de nós pela primeira vez, um destes quadros.

Sobre os quadros interactivos é fundamental referir que estes estão ligados a um computador e a um projector multimédia. Assim sendo, um quadro interactivo assemelha-se a um ecrã de um computador mas apresenta uma maior dimensão. A pessoa que está a utilizar um destes quadros, ao simplesmente tocar nele com uma caneta apropriada, controla o computador. Eles possuem outras potencialidades como anotar comentários em imagens e, também, capturar e guardar imagens ou apontamentos escritos. 

Não restam dúvidas de que os quadros interactivos vêm melhorar as práticas pedagógicas na medida em que ajudam os professores a “desenvolver as suas aulas utilizando uma variedade de conteúdos multimédia, incluindo imagens, apresentações, filmes, Internet e sons. Adicionalmente, a criança, tal como o professor, pode manipular texto e objectos virtuais e fazer cálculos no ecrã, de forma interactiva e muito motivadora.” (Retirado em 08/01/2008 em http://actividades.imagina.pt/uploads/cnoti/quadros_interactivos.pdf).

É verdade que trabalhar com quadros interactivos não é difícil, basta ter um pouco de prática e, assim, largarem-se os “vícios” do quadro pretoJ Todavia, é necessário que os professores conheçam e saibam explorar os seus atributos para que possam tirar o máximo proveito de todos eles. Desta forma, um professor ou um futuro professor que queira praticar fora da escola, não precisa de possuir um quadro interactivo, basta efectuar, por exemplo, o download do software Interwrite Workspace para Windows aqui.

Uma das metas integradas no Plano Tecnológico da Educação é que até 2010 todas as escolas tenham, em cada sala de aula, um quadro interactivo. Esperemos que assim seja!

sinto-me:
tags:
publicado por mariana às 21:08

link do post | comentar | favorito

.Sobre mim

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Pesquisar neste blog

 

.Posts recentes

. Pod Cast - "Poema de Mate...

. 27.º POST: Para Concluir....

. Avaliação dos Professores

. A pensar na entrada para ...

. Ingresso na Carreira Doce...

. Plano Tecnológico da Educ...

. DADUS: o que é?

. Apresentação do Plano tec...

. Nativos e Imigrantes Digi...

. Matemática em todo o lado...

.tags

. avaliação(1)

. blogues(2)

. carreira docente(2)

. educação(8)

. imigrantes digitais(1)

. informática(1)

. internet(4)

. matemática(2)

. moodle(1)

. natal(1)

. nativos digitais(1)

. plano tecnológico(2)

. portefólio(1)

. professores(1)

. second life(1)

. segurança(2)

. tic(6)

. todas as tags

.Arquivos

. Junho 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links