Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

Plataforma:

 

Já era altura de falar um pouco sobre esta ferramenta…
… tendo em conta que já a utilizamos há tempo considerável!
 
Para além do uso dos blogs que a turma, incluindo a professora, criou como suporte à construção de portefólios digitais, a professora comunicou-nos que seria igualmente interessante trabalharmos através do moodle. Perguntam então vocês, assim como perguntei a mim mesma quando recebi tal notícia, o que é o MOODLE?
O moodle – Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment – é uma plataforma de comunicação onde todos os utilizadores podem interagir à distância.  
Sei hoje que, para além de ser utilizado por muitas escolas, o moodle é também aproveitado por outras instituições de ensino, como universidades e centros de formação.
 
Do meu ponto de vista, este sistema só traz vantagens, tanto para os professores como para os alunos. Os professores podem, a qualquer hora, armazenar na plataforma documentos, como por exemplo fichas de trabalho e material formativo; podem criar fóruns, glossários, wiki’s e receberem os trabalhos dos alunos. Estes, por sua vez, podem, também a qualquer hora, depositar na plataforma os seus trabalhos, consultar e/ou fazer download dos ficheiros disponibilizados pelo professor e pelos restantes colegas da turma.
 
De um modo geral, toda a turma está a gostar de trabalhar com esta ferramenta em Educação e Multimédia pois trata-se, no fundo, de um espaço onde podemos partilhar conhecimentos, aprendizagens e experiências de forma mais eficaz do que através dos blogs.
 
Já comentamos, entre todas, o facto de no futuro, como professoras de Matemática, se nos derem essa possibilidade, virmos a utilizar o moodle como um sistema de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Desta forma, os alunos podem desenvolver melhores hábitos de trabalho e estudo, autonomia e responsabilidade.
 
É claro que, para se verem resultados, é necessário grande empenho e dedicação por parte de professores e alunos. Na minha opinião, penso que os professores estarão sempre dispostos a dar o seu melhor mas, fica a questão no ar, o que poderemos nós fazer perante os nossos futuros alunos que poderão não adoptar o mesmo comportamento?
 
tags:
publicado por mariana às 19:06

link do post | comentar | favorito

.Sobre mim

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Pesquisar neste blog

 

.Posts recentes

. Pod Cast - "Poema de Mate...

. 27.º POST: Para Concluir....

. Avaliação dos Professores

. A pensar na entrada para ...

. Ingresso na Carreira Doce...

. Plano Tecnológico da Educ...

. DADUS: o que é?

. Apresentação do Plano tec...

. Nativos e Imigrantes Digi...

. Matemática em todo o lado...

.tags

. avaliação(1)

. blogues(2)

. carreira docente(2)

. educação(8)

. imigrantes digitais(1)

. informática(1)

. internet(4)

. matemática(2)

. moodle(1)

. natal(1)

. nativos digitais(1)

. plano tecnológico(2)

. portefólio(1)

. professores(1)

. second life(1)

. segurança(2)

. tic(6)

. todas as tags

.Arquivos

. Junho 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links